O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto.

No caso do texto abaixo não esclarecer o candidato a mobilidade Erasmus – docente, não docente, estudante – devem contactar a Área das Relações Internacionais presencialmente ou por email (internacionais-campus2@sc.ipp.pt)

O Regulamento Geral pode ser consultado aqui.

COMO FUNCIONA?

O projeto de mobilidade ERASMUS+ é coordenado no P.PORTO, através do Gabinete de Cooperação e Relações Internacionais (GCRI), mas as Relações Internacionais (RI) do Campus 2 são o ponto de contacto para informações e candidaturas a este e a outros programas de mobilidade.

Um/a estudante pode realizar por cada ciclo de estudos, até ao máximo de 12 meses:

— Mobilidade de Estudos (SMS)

— Mobilidade de Estágio (SMP)

— Mobilidade combinada Estudos & Estágio

Período mínimo de mobilidade:

— Mobilidade de Estudos (SMS): 90 dias consecutivos em mobilidade presencial

— Mobilidade de Estágio (SMP): 60 dias consecutivos em mobilidade presencial

FASES DE CANDIDATURA

A cada ano letivo, por alturas de dezembro, a Área das Relações Internacionais da ESMAD notifica a comunidade da ESMAD, através de email, redes sociais e sessões abertas, dos prazos e procedimentos para as candidaturas ao Programa Erasmus. Regra geral, temos:

dezembro e janeiro: sessões abertas de esclarecimento; avisos por email e redes sociais;

janeiro: no caso de mobilidade de estudo, os estudantes fazem contactos com as Instituições de Ensino Superior (IES) com quem a ESMAD já tem protocolo, por iniciativa própria para averiguar possibilidades de mobilidade e conhecerem os planos de estudos da IES para onde querem ir. A lista de protocolos pode ser consultada aqui. No caso de mobilidade de estágio, os estudante devem fazem contactos com Empresas/Instituições/Produtoras que os possam receber, por iniciativa própria, para averiguar a possibilidade de lá realizarem o estágio. No caso de estágio, não é necessário haver protocolo prévio com a ESMAD.

janeiro e fevereiro: período de pré-candidaturas online (link disponibilizado durante o mês de janeiro) até meados de fevereiro para o email do Coordenador da Área das Relações Internacionais: luisribeiro@esmad.ipp.pt;

março: cada estudante deve trabalhar no seu Plano de Equivalências ou Plano de Estágio junto do coordenador internacional a que o seu curso pertence (ver abaixo) e preencher toda a documentação inerente.

A totalidade dos documentos para mobilidade de estudo a serem preenchidos podem ser descarregados aqui.

A totalidade dos documentos para mobilidade estágio a serem preenchidos podem ser descarregados aqui.

abril: notificação dos resultados de seriação de acordo com os critérios estabelecidos (ver abaixo); cada estudante deve finalizar o seu Plano de Equivalências ou Plano de Estágio junto do coordenador internacional a que o seu curso pertence (ver abaixo). Deve também verificar os prazos e informação que a IES para onde quer ir pede (e.g. preenchimento de formulários, cartas de aceitação).

maio/junho: o GCRI notifica a ESMAD sobre a disponibilidade financeira e daí resulta a atribuição efetiva de bolsa ou não a cada estudante de acordo com a sua posição de seriação.

BOLSAS

A afetação das Bolsas de Mobilidade aos estudantes seriados será feita por ordem decrescente das pré-candidaturas seriadas, até ao esgotamento das verbas disponíveis para o efeito.

Os estudantes não contemplados com bolsa ERASMUS+ ou contemplados com bolsa para um período de mobilidade inferior ao desejado, podem realizar mobilidade ERASMUS+, com financiamento zero, com os mesmos direitos e deveres.

Os estudantes seriados com menores recursos económicos, designadamente, aqueles que beneficiam de um financiamento dos Serviços de Ação Social, e/ou com necessidades especiais — que apresentem uma situação individual física, mental ou de saúde que não permite a participação no Programa sem um suporte financeiro adicional, podem candidatar-se a uma bolsa suplementar.

A bolsa é atribuída aos estudantes seriados, após a assinatura do contrato de mobilidade.

Os valores da bolsa podem ser consultados aqui.

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

As pré-candidaturas para mobilidade ERASMUS+ elegíveis, são ordenadas de acordo com os critérios definidos pela escola. Os critérios são enviados para toda a comunidade ESMAD em cada ano letivo e podem ser consultados aqui.

COORDENADORES INTERNACIONAIS POR DEPARTAMENTO

Coordenadora Departamento Design:

Prof. Telmo Carvalho (telmocarvalho@esmad.ipp.pt)

Coordenador Departamento Informática:

Prof. Ricardo Queirós (ricardoqueiros@esmad.ipp.pt)

Coordenador Departamento Multimédia:

Prof. Tiago Dionísio (tdr@esmad.ipp.pt)

Coordenador Departamento Artes da Imagem:

Prof. João Leal (joaoleal@esmad.ipp.pt)